Algumas
características da gestão escolar democrática são: o
compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a
qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a
transparência (capacidade de deixar clara para a comunidade como são
usados os recursos da escola, inclusive financeiros).
Compartilhar
decisões significa envolver pais, alunos, professores, funcionários
e outras pessoas da comunidade na administração escolar. Quando as
decisões são tomadas pelos principais interessados na qualidade da
escola, a chance de que deem certo é bem maior. Os conselhos
escolares, como mecanismo de participação da comunidade na escola,
já estão presentes em muitas escolas do país. A função dos
conselhos é orientar, opinar e decidir sobre tudo o que tem a ver
com a qualidade da escola (como participar da construção do projeto
político-pedagógico e dos planejamentos anuais, avaliar os
resultados da administração e ajudar na busca de meios para
solucionar os problemas administrativos e pedagógicos, decidir sobre
os investimentos prioritários).
Mas não
é só nos conselhos que a comunidade participa da escola. Reuniões
pedagógicas, festas, exposições e apresentações dos alunos são
momentos em que familiares representantes de serviços públicos da
região e associações locais devem estar presentes. Como a todos os
alunos até mesmo as crianças pequenas como cidadãos eles têm o
direito de opinar sobre o que é melhor para eles e se organizar em
colegiados próprios, como os grêmios.
Discutir
propostas e implementar ações conjuntas por meio de parcerias
proporciona grandes resultados para melhorar a qualidade da escola no
país. Procurar postos de saúde, centros culturais, bibliotecas,
organizações, organizações não-governamentais e universidades
para que venham trabalhar juntos com a escola é um jeito de envolver
mais pessoas no propósito de oferecer uma boa formação aos alunos.
Os
governos, federal, estaduais ou municipais podem apoiar a melhoria da
qualidade na escola. Muitas organizações não-governamentais
desenvolvem programas que beneficiam escolas públicas. Uma boa
gestão escolar precisa estar atenta para essas oportunidades,
conhecê-las, ir atrás, participar e trazê-las para a escola.
Por fim é
importante saber que, numa gestão democrática, é preciso lidar com
conflitos e opiniões diferentes. O conflito faz parte da vida. Mas
precisamos sempre dialogar com os que pensam diferentes de nós e,
juntos negociar.
Diante de
tudo isso a postura, transparência e ética acima de tudo do gestor
é fundamental.